domingo, 18 de outubro de 2009

A vã glória do delírio


Sinceramente não consigo adjectivar o desfile de domingo á noite na SIC. É impressionante como a sede de obter reconhecimento publico, leva a equívocos hilariantemente devorados por quem assiste nos sofás, transformados por uma noite, numa enorme plateia. É vê-los desfilar um após outro. Os pobres de espírito, as figurinhas tontas, os fieis representantes de uma geração irremediavelmente perdida, os cantadores e cantadeiras de chuveiro, os desafinadamente bem parecidos, e finalmente os equivocados. Eu gosto de ver, diverte-me a produção. A capacidade que demonstram em brincar com o fim de sonhos é brutal. Chega a roçar a desonestidade intelectual, se é que não o são mesmo, mas percebo que a maior parte dos concorrentes desconhece o significado da afirmação.
Para alguns é o inicio do fim de um sonho, e para a grande parte, o reconhecimento da necessidade de mudar de espelho. E para todos eles, a permissão colectiva de terceiros, brincarem com o maior sacramento alguma vez dado, o sonho.
Mas garanto, eu gosto de assistir.
O meu 5.1, dá-me garantias de poder ajuizar a avaliação de um júri, dejá vu. No fim de cada programa fico arrasado com o desfile de sonhos acabados, e arrepiado com a quantidade de jovens convencidos que ser ídolo, super, ou star, está ali ao lado na ponta dos dedos.
Mas eu gosto de assistir garanto. Deliro sempre. É ver entrar um atrás do outro, convencidos que o passaporte para a felicidade eterna já lá mora, e depois...bem depois é notório, eles nunca aprenderam que a palavra NÃO, também faz parte da vida. Aliás seria até bom que alguém lhes sussurra-se ao ouvido, que é esta palavra que mais vão ouvir na vida.

4 comentários:

  1. Convenhamos, 70% (vá!!), das pessoas que ali vão são uns autenticos atrasados mentais, sem capacidade para sequer reconhecer que não cantam nada! Para mim é hilariante mas realmente demonstra que o mundo está mesmo cheio de cromos! Ainda bem que há uns 10% que me encanta!!!
    :) Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Ora nem mais. Mas mesmo para esses 10% a vida continua a ser muito injusta. Para os eruditamente entendidos do panorama musical ( os paineleiros musicais da tv), é preciso muito mais do que saber cantar. Digamos que a copa C, tem mais valor do que qualquer técnica vocal. E não é de hoje...não é não!

    ResponderEliminar
  3. Passo por situações idênticas lá no meu "tasco"... São os os sonhos, principalmente das "mentiras" dos Pais, que empurram para o abismo.
    Vá lá, já tenho 2 na final. (Diogo Alvarenga e Carlos Costa)
    ...e muitos ficaram pelo caminho, logicamente... Aqui no Porto, parecia o Vice Versa.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. A Sério? Não ha um programa em que não entre pelo menos um?
    Pelo andar da carruagem, um dia o Vice ainda vai passar a Academia. Pelo menos "fama" não falta.

    ResponderEliminar