sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Aprender a ouvir

Nesta sociedade onde cada vez mais se viaja a velocidades proibitivas, poucos são já os que encontramos por essas encruzilhadas, com a verdadeira capacidade de saber ouvir. Falo dos que realmente sabem ouvir...Não confunda-mos, com os habituais possuidores da desculpa do querer ouvir, e que procuram unicamente interferir nos nossos mais diversos pensamentos. Alguns chegam até a ruçar a perversidade, uma vez que só nos ouvem, no sentido de alcançar os nossos segredos mais recônditos, algo explosivo, com que se possam vangloriar no futuro, pela capacidade demonstrada na partilha. Há ainda quem simplesmente pense, que quando queremos que nos escutem, isso é sinónimo de busca de conselhos, de outras vivências, ou até de palavras de conforto.
Acredito até que a sua grande maioria, nem se apercebe da gravidade dos seus actos. Fazem-no inconscientemente, e provavelmente com a melhor das intenções. Aliás quem seria eu para colocar isso em causa!
Nós, somos tendencialmente levados a errar, quando colocados no papel do verdadeiro ouvinte. É absolutamente normal confundir os papeis. Mas quando alguém pede para a ouvirmos, ela fundamentalmente está a dizer, "coloca-te no papel de ouvinte.", não é?
Então só seremos verdadeiros, se possuirmos a capacidade de saber ouvir.
E sabem, quando alguém nos escuta de verdade, é como se nos ajudasse a nascer, nos permitisse desabrochar. E acho que é ai que verdadeiramente as nossas ideias começam a germinar, e a ganhar vida em nós.

1 comentário: