sábado, 10 de outubro de 2009

Paz? Onde?

Desde sempre acompanho com muito interesse, a atribuição dos prémios Nobel. São na minha modesta opinião, os únicos galardões atribuídos no mundo, que contribuem para o desenvolvimento da nossa civilização. Ninguém imaginaria que esta simples ideia de uma Fundação Sueca, se torna-se, neste mega concurso na escala global. De facto ninguém passará indiferente ao lado de um qualquer prémio Nobel, nem poderia. Ser-se Nobel, é por si só, sinónimo de grande inteligência, dedicação, trabalho e entrega.
Ora este ano, depois de ver grandes vultos reconhecidos, como Madre Teresa de Calcutá, Nelson Mandela, Ramos Horta, Papa João Paulo II, etc, confesso-me verdadeiramente desiludido.
Espero estar completamente enganado, mas a atribuição dos galardões quer na literatura, quer agora na PAZ, são um sinal claro de vulgarização.
No primeiro caso, não posso emitir uma opinião muito avalizada, porque estou incluido no lote da maioria dos leitores Portugueses, ou seja, nos que desconhecem por completo a sua obra literária. Isso por si só já é um mau sinal.
Mas o que dizer da eleição de Obama? Com todo o respeito (até porque fiquei feliz com a sua chegada á Casa Branca, como liberal que sou), que fez este homem em seis meses para a pacificação do planeta? Eu não consigo vislumbrar nada de relevante. Nada mesmo. É que apesar de ter assinado alguns acordos de principio, as armas nucleares continuam lá, e as tropas no Iraque e no Afeganistão continuam exactamente no mesmo sítio. Ou seja este ano a fundação Sueca pode ter duas ordens de razão para eleger Barack Obama. Talvez ninguém se tenha destacado este ano de forma decisiva neste âmbito, e elegeram o presidente Norte Americano, como poderiam ter elegido o rei da Argélia, o seja foi por mero acaso. Ou então premiaram o principio do fim do racismo nos Estados Unidos, que os americanos afirmaram ao eleger o primeiro presidente negro da história Americana, e estão todos com muita vergonha de o dizer.
É que sinceramente, a minha humilde inteligência não consegue ver mais nada no horizonte.

Sem comentários:

Enviar um comentário