segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O verdadeiro timoneiro


Por norma dizem que as melhores sondagens em todas as eleições, são as urnas. Sabendo eu que nem La Palice encontraria melhor frase para definir tal teoria, esta é uma verdade absoluta.

São já poucos os políticos a gravitar dentro da nossa esfera, que menosprezam os seus eleitores. Quem ousa ainda fazê-lo, paga mais tarde a factura, e muito bem.

Matosinhos esteve por várias razões no centro destas eleições. Primeiro porque o mítico Sr. de Matosinhos estava de novo na corrida pelo poder, e em segundo porque, do outro lado da barricada, apareceu um PSD sedento de poder, que apresentou como candidato o não menos mediático, Guilherme Aguiar, celebrizado como comentador residente dos programas futeboleiros. O epilogo mostrou de forma clara que os eleitores de Matosinhos não se deixam enganar. Durante o apuramento dos resultados era já claro o fim do mito Narciso Miranda, que finalmente perdeu um acto eleitoral ao fim de 35 anos. O PSD por seu lado era severamente punido pela ausência de propostas claras, e por demonstrar um absoluto desconhecimento do concelho de Matosinhos e do seu eleitorado. Estão de parabéns todos os Matosinhenses que brindaram Guilherme Pinto com mais uma victória, aliás com uma brilhante e emocionante victória. O renovado edil matosinhense, não escondeu a emoção no final da noite, e apareceu lavado em lágrimas no pequeno ecrã, perante o aplauso de todo o concelho.

Por essa altura estava eu ainda em Perafita, onde votei, e onde assisti durante a tarde a cenas verdadeiramente lamentáveis, impróprias de um país que se diz democrático. Acredito que o desespero por vezes nos leve a optar por caminhos menos claros. No entanto a desculpa não pode apagar os actos em si. A candidatura Independente de Narciso Miranda, representada nas mesas de Perafita, pelos apoiantes locais, fez batota. E é feio fazer batota,não é?

Por momentos, acreditem, pensei que havíamos voltado aos tempos da anarquia, onde cada um sabia de si, fazia o que bem entendia sem respeito pelas normas instituídas.

Desde ameaças de morte, apelo ao voto em pleno espaço reservado ás urnas, carregamento de pessoas que nunca haviam votado na vida, aliás nem portadoras de identificação eram, valeu tudo. E quando digo tudo, é mesmo tudo. Os responsáveis da candidatura ali presentes foram coniventes e incentivadores dos prevaricadores, espero assim que saibam assumir os seus actos condignamente. Ficava bem não sacudirem a água do capote, assim em jeito de empurrar a culpa para as sopeiras, digo eu. Foi neste ambiente hostil que a população desta Vila falou através do seu voto. Mas mesmo assim apesar de tudo, e de todos, falou bem e bem alto. Rui Lopes continuará a liderar a Junta de Freguesia de Perafita com maioria absoluta. E sabem mais? Este foi o melhor resultado obtido em todo o concelho. Foi o mais folgado, o mais enequivoco. Esta é a prova que mesmo em silêncio, o povo fala sempre mais alto. Não podia terminar sem deixar aqui a minha homenagem aos que levaram a bom porto esta candidatura, são formigas é certo, mas são elas que abrem caminho aos sonhos. Não é Alcidia, Tiago, Miguel, Daniel, Fernanda, Helena, Lino...

Para o meu caro Presidente Rui Lopes vão por fim os votos renovados de total apoio e confiança.

Parabéns a todos, vocês são fantásticos... já olharam bem á vossa volta?



Sem comentários:

Enviar um comentário