domingo, 25 de outubro de 2009

Obrigado Bia...

Por norma, dedicamos os domingos à família. E eu como bom português não gosto de fugir á regra. Hoje a única diferença para os outros domingos, é que a viagem foi efectuada uma hora mais tarde. Todos os outros "rituais domingueiros" foram religiosamente cumpridos.
Ao chegar a casa dos meus pais, à minha espera estava a minha sobrinha Beatriz, já não a via à cerca de 15 dias, o que para os dois, é um verdadeiro pecado capital. Mais do que a relação tio- sobrinha, somos desde muito cedo verdadeiros cúmplices.
Depois do abraço forte, que serviu de conforto para aliviar as saudades, ela lá estendeu o braço, com uma folha na mão e disse:
"Tio, toma. Fiz este desenho para ti."
Acreditem, é absolutamente normal este tipo de surpresas. Mas hoje o desenho, não era um desenho como os outros. Normalmente reconheço com facilidade o que ela quer transmitir com aqueles traços um pouco naif, mas hoje só havia traços sem sentido. Surpreendido, confesso que fiquei algo atrapalhado, sem saber o que responder, e ela estava ali, a olhar fixamente os meus olhos à espera do elogio da praxe.
"Obrigado Bia, que fixe,o que é isto" - apressei-me a dizer-lhe, com receio de a desiludir. Do alto dos seus sete anos de idade, respondeu com absoluta normalidade:
" É abstracto Tio! Podes imaginar o que quiseres, mas o que eu fiz foi peixinhos na água."
Explodi de alegria e não contive outro abraço. É absolutamente espantoso, a simplicidade com que esta criança nos vai informando do seu crescimento interior. Hoje fiquei com a certeza do final da sua inocência. Esta frase ecou dentro de mim até agora e jamais a esquecerei. Provavelmente as nossas longas bricadeiras, "dos cabeleireiros",onde fico com penteados absolutamente surreais, "das casinhas", em que passo por filho dela na maior parte do tempo, chegarão ao fim, para dar lugar a outras, porventura não tão divertidas, mas igualmente fascinantes.
Não é menos fascinante, a forma como a Bia crescendo, nos obriga a crescer junto com ela.
Obrigado Beatriz

8 comentários:

  1. Não há nada que chegue aos ensinamentos que sobrinhos ou filhos nos possam dar! É tudo, é emocional, é pedagógico, é Amor! Parabéns à Bia e ao Tio babado!
    :) Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Sou tão babado, que receio pela vinda de um filho.
    Acho que sou bem capaz de ser ummau pai...Provavelmente vou estragá-lo(a) com mimos.
    Tu tbm és tia sabes bem como é!
    :) bjs

    ResponderEliminar
  3. Mimos não é estragar! E serias um mau pai se não o enchesses desses mimos! Sei bem como é... é verdade! Mas ao contrário de ti não receio a vinda de uma filha!!! (gostava que fosse menina, confesso!)
    :) Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Curiosidade, a Beatriz é filha do teu laço masculino ou do feminino?

    ResponderEliminar
  5. Do meu laço Femenino :)))
    O Masculino já deu frutos também. Chama-se Gustavo e é o meu afilhado. Esse também já é sócio do Glorioso.:)))
    Desculpa ter demorado, não tinha visto ainda.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Feminino com "i"!!!! :):)
    Engraçado, Gustavo será o nome que darei a um possivel filho meu! Com um nome assim e sócio do Clube das Águias será um Grande Senhor! Parabéns Padrinho! Aqui a madrinha da Rita sabe bem o que isso representa!! :)
    :) Beijinho

    ResponderEliminar
  7. rssss........ Tenho de mudar o teclado ao portátil, deve estar com as teclas trocadas!:))))
    Foi uma boa tentativa para arranjar uma tacho ministerial, não foi?
    Obrigado, fica a saber que o filho do sr. Ricardo Couto, também se chama Gustavo. :))

    ResponderEliminar
  8. Eh pá!!! Isso já começa a ser exagero! Lá se vai a originalidade!!!:)
    :) Beijinho

    ResponderEliminar