segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Apesar do aparente conhecimento do meio que nos rodeia, há pormenores que insistem em fazer lembrar, que nem tudo é o que aparenta, ou a existência de muitas razões para além da razão absoluta. A vida é uma caixinha de pandora, ás vezes excessivamente severa nas suas revelações, outras de uma imponência atroz, mas é sempre a nossa maior escola. A aprendizagem contínua a que somos obrigados, não evita certamente a repetição de encantos e desencantos, de erros, de encontros e desencontros, ou mesmo de cheiros e paisagens. Mas apura-nos os sentidos de tal forma, que ao primeiro soar do alarme, alteramos rotas extemporâneamente, sem observar as tonalidades certas. Estar á alerta é diferente de estar atento. Se a primeira indicia desconfianças permanentes, a última ensina a olhar com a atenção devida. Permite por exemplo observar uma paleta, e saber com exactidão onde encontrar cores novas entre as que são aparentemente iguais.
Perceber esta natureza é um desafio interessante, igual a tantos outros, e um contributo decisivo para o crescimento interior.

2 comentários:

  1. A vida, a quem nós teimamos dizer que somos nós que conduzimos, prega-nos por vezes partidas ou levam-nos a sorrir! Nessas alturas é que podemos agir sobre os factores externos que nos rodeiam e tentar levar a melhor sobre eles! (até eu fiquei confusa com o que escrevi, mas até faz algum sentido!!!)
    :) Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Bendito descanso! Faz todo o sentido claro, mas fiquei a pensar na frase!
    :))

    ResponderEliminar