terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Só para homens de barba rija

Tinha por definitivo, que jamais me deixaria surpreender pelas declarações de José Guilherme Aguiar, a quem amavelmente tratarei por Guigui, só para poupar umas linhas. Sigo o seu trajecto há muito tempo, provavelmente há mais tempo do que certamente desejaria. Lembro com alguma saudade dos tempos em que Guigui, completamente anónimo passeava o seu bigode singular pelo Clube de Golfe de Miramar. A saudade não tem rigorosamente nada a ver com o bigode, felizmente, nem a segunda com a primeira. Fico naturalmente mais nostálgico, pois por essa altura, vivia de forma mais despreocupada, reinava a descontracção, e a intensa vontade de viver ao segundo. Sou portanto, tal como ele do tempo do "arroz de 15". Ele mais do que eu, dê-mos graças. O Guigui, é assim talhado para fabricar frases com uma certa piada, grande parte delas em jeito de encomenda, e sempre com um propósito bem vincado. Raramente diz o que realmente lhe vai na alma, prefere antes afirmar o que lhe poderá abrir caminho para. O que refira-se ainda lhe reforça mais aquele ar engraçado. É fundamentalmente por estas razões que nunca o levei muito a sério, e certamente que todos nós, no nosso circulo de amigos encontramos uma personalidade semelhante. Isto não é pejorativo, antes pelo contrário, gostamos certamente do amigo, mas nunca o levamos muito a sério, preferimos ver as afirmações proferidas, sempre de sorriso aberto, e sem pensar muito na sua essência...Acontece, certamente ninguém o fará propositadamente, e eu não fujo à regra, nesta minha relação com o Guigui. Mas ontem, o sentido de humor do Guilherme esteve refinado, delicioso, tendo provocado em mim uma gargalhada compulsiva, digna de registo dos livros do guiness. Ora o Comentador/Politico/Advogado, acha que é absolutamente normal, nestas "coisas" do desporto, e principalmente "quem anda lá dentro", ou seja os atletas, dirigentes, espectadores, etc, que no calor dos acontecimentos se excedam e...Pimba! Andem todos à porrada. Garanto que ainda estou a rir neste momento em que vos escrevo. Eu nem vou dar-me ao trabalho de lembrar o Guigui, das milhares de afirmações em que já defendeu precisamente o contrário, até porque durante o extenso monólogo com que nos brindou na noite de ontem, acabou por fazê-lo várias vezes. Eu só gostava de justificar ao Gui porque ri tanto com ele ontem. É que ao ouvi-lo, lembrei-me que tal como eu, os verdadeiros machos latinos, os que gostam de ir "à bola", do "jornalinho", e chinelo sempre à mão, também o estariam a ouvir. E ele o Guigui, arranjou finalmente uma justificação irrefutável, para os verdadeiros machos latinos, os designados homens de barba rija, desancarem na criada de serviço que por azar até casou com eles. A partir de agora, cada olho negro, dente partido, ou vassourada pelos "costados", será feito no calor do visionamento da "bola", logo perfeitamente aceitável. E mais nada! Boa Guilherme, esperemos agora que o resultado de semelhante afirmação, fique contida no âmbito desportivo, para desculpar os actos praticados por quem deveria dar o exemplo. Porque se, falando em linguagem de jurista, a desculpa fizer jurisprudência, pode ser que outros actores agarrem na ideia, e aí estaremos todos tramados, não é?

E eu que vinha só aqui para agradecer ao Glorioso por não ter esquecido as duas datas, o aniversário do Eusébio, e a partida do Feher. Aquele minuto de silêncio, seis anos depois continua a arrepiar.




Sem comentários:

Enviar um comentário